Proposta de Atividade Educacional
Tema Central: Avaliação Escolar
Objetivos: Refletir sobre a prática docente, no que tange aos critérios e formas de avaliação.
Público Alvo: Alunos do Curso de Formação de Professores de Nível Médio
Ferramentas: Orkut, Msn, E-mail, Goolge Doc’s.
Metodologia:
- Socialização de material de base (introdutório), que será enriquecido pelos alunos através do Google Doc’s. Obs: Os alunos deverão completar a introdução seguindo o viés da memória, logo, eles deverão expor suas lembranças em processos avaliativos, deles como avaliadores ou avaliados. A intenção é ouvir a emoção dos alunos.
- Criação de uma comunidade no Orkut para discussão através dos tópicos, que será mediada pelo organizador.
- Grupo no Msn para realização de tarefas.
- Socialização de Vídeos, filmes, revistas e demais recursos que possam contribuir para o desenvolvimento da turma.
Avaliação: Será feita com base na participação e interação dos alunos e auto-avaliação.
Cronograma:
Aula 1- Avaliação Escolar Tradicional e Mediadora
Aula 2- Principais Teóricos da Abordagem Mediadora
Aula 3- Tipos de Avaliação
Aula 4- Avaliação Institucional
Material de Apoio:
FREIRE, Paulo. Conscientização; teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
HOFFMANN, Jussara M.L. Avalaição: mito & desafio. Uma perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1991.
Muito bom, Moacyr, as avaliações muita das vezes são temidas, porém necessárias.
ResponderExcluirParabéns, gostei do tema.